top of page
tvgto-logo-azul.png

Teste de entregas iFood por drones já é realidade


Os drones que serão utilizados pelo iFood farão parte da entrega, que será finalizada por pessoas em motos, bicicletas ou patinetes.


O iFood anunciou nesta quarta-feira (12) que está testando a inserção de drones nas entregas de seus pedidos em Campinas (SP). A ideia não é de levar o drone até a porta do consumidor final, mas sim de inserir o drone em uma parte do percurso. Este teste segue um ensaio que

(Divulgação / iFood)

já era feito entre o iFood e a Speedbird em São José dos Campos (SP) desde o mês passado, que era acompanhado de perto pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Com o recente Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) emitido para a Speedbird, os testes em campo puderam ser iniciados. “Esse foi um importante passo para construir um projeto seguro, eficiente e economicamente sustentável junto aos nossos parceiros e órgãos responsáveis. Essa é uma etapa muito significativa para a evolução do uso comercial de drones. Nosso objetivo primário é utilizar o drone para trazer mais eficiência para a operação logística. Estamos confiantes na evolução que o uso desse modal combinado a inteligência artificial pode trazer para a empresa”, comenta Roberto Gandolfo, vice-presidente de Logística do iFood.


Para este primeiro passo, uma rota foi traçada com 400 metros e ela sai da praça de alimentação do Shopping Iguatemi Campinas, chegando em um ponto de pouso e que é onde os entregadores continuarão o caminho em solo. O iFood diz que este caminho, feito por drones, leva dois minutos, enquanto que o mesmo trecho feito por pessoas a pé leva 12 minutos. Outra rota está planejada e sai deste ponto de pouso e percorre 2,5 quilômetros até um conjunto de condomínio próximo do shopping. Neste cenário a rota em solo levaria 10 minutos, mas com o drone ela acontece em quatro minutos. Em ambos os casos a previsão de início dos testes foi suspensa por conta da pandemia de COVID-19, mas deve ser retomada nos próximos meses.



Comments


  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Curta

Posts Em Destaque
Posts Recentes