Instagram lança a função Reels para competir com o TikTok!
A rede social TikTok vem ganhando popularidade já uns anos, mas a explosão de fato do aplicativo ocorreu em 2019 e 2020. Todos sabemos que devido a pandemia o nosso consumo por conteúdos online aumentou exponencialmente e isso com certeza afetou diretamente o TikTok que se tornou extremamente famoso entre jovens. O Instagram não deixou para menos, percebendo o sucesso da rede, lançou recentemente uma nova ferramenta bem parecida: Reels.
A atualização trás a mesma proposta que TikTok e pode se tornar um grande concorrente.
Para os que não entraram na onde não conhecem bem o TikTok é um mídia social onde as pessoas postam vídeos curtos. Os vídeos costumam ter algumas edições como cortes, filtros, músicas e áudios. E existem muito entretenimento e estímulos lançando alguns desafios ou alguma imitação para que outras pessoas também se juntem na produção de conteúdo, exemplos como os vídeos com coreografias curtas e fáceis de executarem. A mecânica do aplicativo possibilitou com que o engajamento fosse altíssimo entre os usuários o que acaba chamando atenção de mais e mais jovens. As coreografias feitas geralmente eram de músicas já famosas, contudo atualmente algumas músicas passaram a ser famosas a partir dos vídeos, mostrando o impacto que TikTok está tendo nas mídias mainstream.
Reels chega com uma dinâmica muito parecida, mas com uma vantagem: integração com um app já existente. O Instagram é uma mídia social muito bem aceita e já tem uma grande gama de usuários conquistados ao longo dos anos, o uso do Instagram é quase intuitivo para boa parte dos participantes.
Provavelmente, o TikTok não perderá usuários, pois tem um outro conceito, uma outra pegada. O Instagram não quer perder usuários e até acredito que isto não aconteceu. O Instagram agregou uma função a mais em seu escopo, pois de certa forma "não admite" dividir usuários para o outro app. Só nos resta saber se isto será apenas mais uma função no Instagram e os usuários abandonarão o TikTok.
Na minha opinião, não! Arrisco dizer que se a função do Reels não cumprir com o objetivo pode ser que tenha a compra deste app no futuro, como foi com o próprio Instagram e Whatsapp. O tempo dirá!
Siga-nos nas redes sociais:
Comments