top of page
tvgto-logo-azul.png

Olímpia, pequena estância turística do interior paulista, está prestes a viver uma experiência única

Olímpia, pequena estância turística do interior paulista, está prestes a viver uma experiência única: tornar-se referência nacional em Economia Criativa.

O estudo de caso do "Aplicativo do Guia Turístico de Olímpia", desenvolvido por Startup local, será apresentado em dois eventos de expressão nacional.

O Fórum Nacional de Economia Criativa, está agendado para os dias 6 e 7 de outubro, promovido pela Rede de Economia Criativa, em São Paulo.

E o Fórum Mercados do Futuro será realizado no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - CTI, com data a ser definida, no final de novembro ou início de dezembro.

A abordagem do aplicativo do Guia Turístico liga impacto social com tecnologia.

Este enfoque é objeto de estudo do G.A.I.A. - Grupo de Apoio à Inovação e Aprendizagem em Sistemas Organizacionais, núcleo de estudos do CTI, instituição ligada ao Ministério das Ciências, Tecnologias, Inovação e Comunicação.

A missão do GAIA também é inspirar políticas públicas de fomento econômico e tecnológico.

O tema da pesquisa intitulado Dinamização de Ecossistemas de Inovação para Pequenas e Micros Empresas traduz o desafio em romper barreiras culturais.

O projeto conta com alianças estratégicas de peso, a exemplo do SEBRAE, METROCAMP, Mackenzie Campinas, Softex, Unidade Beneficente Estrela da Manhã - UBEM, Mercados do Futuro, FACCAMP e REC - Rede de Economia Criativa.

O Aplicativo Guia Turístico de Olimpia facilita a vida dos turistas na programação dos seus roteiros.

Permite interações em tempo real com restaurantes, hotéis, eventos e atrações da cidade, incluindo iniciativas de artesania e roteiros alternativos.

Mas além de ser uma ferramenta para os visitantes, o projeto também impacta na vida dos cidadãos.

Tanto é que o padre José Antônio Quissoto, percebendo o potencial do projeto, permitiu que o Guia Turístico fizesse a instalação de uma rede de internet inteligente para dar acesso gratuíto nos finais da semana na Quermesse na Praça da Matriz.

O Padre Quissoto entendeu o benefício social. Pronto, este foi o passo essencial para colocar os cidadãos em contato com um projeto de referência.

E ao baixar o aplicativo, a interação com o Guia Turístico de Olimpia é automático, facilitando que todos os cidadão e usuários entendam os benefícios do aplicativo.

"A ideia de transformar a Praça da Matriz em um ponto de internet gratuíta funciona como uma motivação tanto para a população, quanto para os turistas.

Aí os usuários podem ter a experiência e os clientes, no caso os hotéis e restaurantes, possam aderir ao programa, valendo-se dos benefícios do aplicativo", revela Lucyla Martins Garrido, idealizadora da Startup GTO.APP, que desenvolve o Guia Turístico de Olímpia.

As parcerias com Conecta Aqui, Wi-Fi Inteligente e a VSP Internet, empresa de Olímpia que garantiu o sinal na internet fortalecem o projeto no espírito de redes de cooperação.

By Mercados do Futuro - Josué de Menezes - Campinas

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Curta

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page